samedi 6 mars 2010

Torre de Babel

Ontem à noite fomos convidados pela Claudia, nossa amiga italiana, para uma festa na casa de um amigo dela, que é meio alemao, meio turco. Eles se conheceram no curso de francês. Chegando la, maridao ja viu de longe uma conhecida, vinda do Libano, que nos apresentou uma portuguesa e um italiano. Nos ja começamos a falar português, e Claudia, sua lingua-mae. No meio de tudo isso, apareceu a namorada do turco-alemao que, adivinhem ! é polonesa ! E nao para por ai... De repente a portuguesa começa a falar espanhol, eu ja achei que ela estava confusa no meio de tanta gente diferente, mas nao, ao lado estava sua amiga espanhola. Em um certo momento, me encontrei falando portugues, ao lado de alguém que falava espanhol, da Claudia, que falava italiano, alguém que ja nao lembro falando francês, e do maridao que falava inglês com a libanesa. Verdadeira Torre de Babel ! Com a diferença que, neste caso, todos se entendiam perfeitamente.

Isso me fez "réflechir" sobre a grande mistura de povos que é Paris. Realmente incrivel. Me lembrei que quando meus pais estiveram aqui nos visitando, comentaram:" Parece que em Paris todas as nacionalidades se encontram"; é o grande ponto de encontro do mundo. E é essa a impressao que da mesmo. No Brasil, nao estamos acostumados a observar tantos costumes e culturas diferentes convivendo. A maioria do que conhecemos, é atraves da TV. Aqui parece que a gente esta em uma novela da Gloria Perez.

Paris possui um museu dedicado à imigraçao localizado em Porte Dorée, é a Cité nationale de l’histoire de l’immigration. O mesmo prédio que hoje abriga o museu (Palais de la Porte Dorée) foi criado em 1931, como parte dos eventos da exposiçao colonial. Ironia do destino. Hoje, o objetivo do museu é de "fazer conhecer e reconhecer a contribuiçao da imigraçao na França". Como boa imigrante, preciso visita-lo. Se alguém ja foi, por favor nos conte.

Eu diria que pra conhecer o mundo, nao é preciso fazer uma volta ao redor da terra, basta vir à Paris. Soyez les bienvenues!

6 commentaires:

  1. Eu ja fui varias vezes no museu da imigraçao, é aqui pertinho de casa! hehehe! Eh bem legalzinho, mas nada de muito grandioso nao. A gente pode combinar de ir.

    Quanto à mistura parisiense, é isso mesmo! Tanta gente de tantos paises diferentes! Mas acho que isso acontece em muitas cidades do mundo. Na Australia também era assim e imagino que em Londres e NY deve ser ainda mais! Acho que NY ainda é o centro do mundo! Eu nao tinha vontade de ir la nao, mas depois de pensar um pouco sobre essas coisas, morro de vontade de conhecer a cidade. Vcs ja foram? Beijos!

    RépondreSupprimer
  2. O que mais me impressionou em Paris foi a diversidade de raças e nunca vi tantas malas sendo carregadas por pessoas vestidas com seus trajes típicos. No metrô, para cada lado que se vira pode-se ouvir idiomas variados. Realmente acredito que Paris é o centro do mundo!
    Nadia Amorim.

    RépondreSupprimer
  3. Oi, Gisele! Legal que você se empolgou e fez um blog também! Também vou sempre passar aqui pra ver as novidades!

    E viva o centro do mundo :-)

    beijos

    RépondreSupprimer
  4. Parabéns pela estréia, muito bom o seu blog. Também morei no exterior, sete anos na Itália. Bem legal, mas as saudades chegavam a doer. Já te adicionei aos favoritos.

    RépondreSupprimer
  5. oi! Estarei nessa torre de babel que é Paris nessa sexta, sera que rola um chopp de blogs parte 2?! Bjss!

    RépondreSupprimer
  6. Oi Aline! O chopp vai rolar, mas como eu estou indo de férias pro Brasil no sabado, nao vou poder ir desta vez. Logo agora que virei blogueira ! rsrsrs Nos encontraremos num proximo chopp. Bjs !

    RépondreSupprimer