lundi 1 mars 2010

Alerta laranja


Em tempos de catastrofes naturais, a França nao poderia ficar de fora. No ultimo fim de semana fomos atingidos pela tempestade Xynthia. Os departamentos Charente-Maritime e Vendée, no oeste do pais,foram os mais atingidos, apesar de diversas outras regioes também estarem enfrentando problemas. Ventos de mais de 150 km/h e inundaçoes. Uma senhora se afogou dentro da propria casa, ja que nao conseguiu chegar até o telhado como fizeram diversas pessoas para se salvarem. A agua chegou a atingir 1,80 m de altura em diversos lugares. Quase 50 pessoas morreram em consequencia da tempestade. Em algumas cidades, os bombeiros ainda buscam sobreviventes que estejam presos, ja que o nivel da agua demora muito a baixar.


E porque essas inundaçoes ocorreram ? Os ventos fortes elevaram o nivel do mar, que invadiu as cidades construidas abaixo desse nivel. Por incrivel que pareça, sao muitas essas cidades. E elas sao protegidas da agua por diques construidos em 1929. A segurança destes diques ja havia sido posta em duvida ha alguns anos atras, apos uma grande tempestade. Desde outubro de 2008 vinha sendo discutida a vulnerabilidade destas construçoes. Parece que até aqui, a segurança nao é prioridade quando uma grande soma de dinheiro é necessaria.

Falando em dinheiro, Monsieur Sarko liberou, apos a catastrofe, 3 milhoes de euros para a recuperaçao das cidades e ajuda aos desabrigados. E as seguradoras nunca gastaram tanto. Estao liberando os seguros em esquema de urgência. Enquanto isso, milhares de pessoas continuam sem luz, sem agua e sem telefone. Parece que ao menos a eletricidade sera reestabelecida até amanha. Isso nas regioes nao inundadas. O telefone vai demorar um pouco mais, sem previsao. Portanto, se você tem amigos ou parentes por la, nao se preocupe em tentar contacta-los por telefone ou internet.

E para quem quiser rezar pelas vitimas, havera uma missa na Notre Dame de Paris no domingo às 18:30 h.

5 commentaires:

  1. Je pense que notre Mère Nature n'est pas très contente avec nous...j'en ai peur!

    Bisous
    Mariana Chantre.

    RépondreSupprimer
  2. Pois é, pior que esses 3 milhões de euros não são nada, se a gente parar pra pensar! Muito triste essa catastrofe, e aconteceu bem junto com a do Chile. Nossa, o mundo da ficando doido!

    RépondreSupprimer
  3. Se eu acreditasse em juizo final, diria que o tal dia esta chegando. O que acho pior é ver que muito poderia ter sido evitado, inclusive no Chile, com um plano de prevençao do governo. Essas catastrofes, em sua maioria, ja sao previstas.

    RépondreSupprimer
  4. ...e como so matou uma centena e deixou meia cidade desabrigada, nao passou de alerta laranja... O que precisamos para ativar o alerta vermelho?

    RépondreSupprimer
  5. Oi! Oba, blog novo pra ler! Vim pelo link do "Petit Journal de la Porte Dorée" que, diga-se, é um otimo divulgador de blogs e pessoas legais! Preciso perder essa mania francesa recém adquirida de quem se mudou para o interior e mooorre de preguiça de ir à Paris (ai, metro, trânsito... nem parece que sou paulistana!); estarei no proximo encontro!
    Aqui na minha cidadezinha, Angers, que estava em alerta vermelho, a Xynthia so causou queda de algumas arvores e postes e rios Maine e Loire que transbordaram ainda sem causar problemas graves. As cidades mais atingidas sao aqui pertinho e sabado mesmo, dia da tempestade, passei por La-Faute-sur-Mer (so prestei atençao porque o nome é engraçado!)... que medo!
    Meu blog é saopauloparisdakar.over-blog.com . Bjss!

    RépondreSupprimer